MADEROTERAPIA

POR ANA PAULA RAMOS

Ah, a natureza sempre nos surpreendendo… Antes de falar da técnica em si, vou lembrar que o homem tem afinidade com tudo aquilo que vem da natureza, esse contato faz bem ao nosso corpo físico e aos nossos corpos sutis, por isso essa busca de técnicas que incluem pedras, cristais, argilas, sais… Há uma interação e troca energética extremamente benéfica ao ser humano.

A técnica da vez é a Maderoterapia, que traz o elemento madeira para nos auxiliar. Na Medicina Tradicional Chinesa, a madeira traz a energia que precisamos para estar em movimento. Quando em equilíbrio nossa criatividade flui, ficamos bem dispostos para iniciar aquilo que é necessário… Que assim seja!

Maderoterapia

DEFINIÇÃO

A Maderoterapia é uma técnica de massagem realizada com diversos acessórios em madeira, que tem como objetivo auxiliar na redução de medidas e na melhora do aspecto da celulite, além de promover relaxamento físico e mental.

ORIGEM

Desde a antiguidade instrumentos em madeira são utilizados pelos orientais para facilitar o trabalho dos profissionais nos tratamentos terapêuticos, alcançando pontos que certamente seriam muito mais difíceis se trabalhados apenas manualmente.
Recolocação ou ajustes musculares e/ou articulares são realizados com acessórios específicos para esse fim, apresentando excelentes resultados.
Em tempos atuais é grande a busca por resultados estéticos eficientes, e preferencialmente simples e acessíveis. Foi então que a Colômbia criou a Maderoterapia, buscando suprir tais necessidades. Aperfeiçoou instrumentos de forma totalmente artesanal, para serem utilizados na massagem.

Em nosso país, provavelmente a pioneira na técnica tenha sido a profissional Vera Mendes, de Curitiba, ainda em 2015. No ano seguinte, os acessórios começaram a aparecer nos Congressos de Estética, apresentados por grandes empresas fabricantes de cosméticos. Nos Congressos de 2017 foram apresentados protocolos utilizando todos os acessórios e a técnica se popularizou.

BENEFÍCIOS E CONTRA INDICAÇÕES

Por estimular todas as reações fisiológicas, beneficiando circulação sanguínea e linfática, a Maderoterapia auxilia na redução de medidas e na melhora do aspecto da celulite, estimula o peristaltismo intestinal, a produção de colágeno e elastina e favorece a sensação de bem estar, decorrente do aumento na produção de endorfinas.
Apresenta resultados muito eficientes, sobretudo quando associada a uma alimentação balanceada e a prática de atividade física regular. Podemos associá-la a diversos protocolos estéticos, de acordo com a necessidade e com o objetivo.
A técnica apresenta benefícios também para o profissional, poupando-o de esforços e desgastes físicos.
Assim como as demais técnicas de massagem, seu uso será contra indicado em alguns casos, sendo sempre necessário o preenchimento da ficha de anamnese.

Curso de Maderoterapia

ACESSÓRIOS

Os acessórios mais utilizados na Maderoterapia são: Rolos Espiga e Cubo, Champignon, Copa Sueca, Manejo/Pantala.
Cada um tem uma função específica, aumentando a circulação sanguínea periférica, promovendo a hiperemia, oxigenando e nutrindo os tecidos. Ainda remodelam, tonificam, drenam.
Há os acessórios faciais, os quais promovem um efeito lifting e ação drenante.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Importante na execução da técnica é o cuidado com estruturas ósseas, para que não seja causada dor desnecessária ao cliente.
Cuidado também na higienização correta dos acessórios. Como já sabemos, assepsia é um fator de extrema importância dentro do atendimento estético e/ou terapêutico.
Essas e outras orientações são dadas nos cursos e treinamentos.

Ana Paula Ramos
Ana Paula Ramos
Massoterapeuta, incluiu em seu currículo diversas técnicas holísticas, qualificando, assim o seu trabalho. Além de atendimentos, ministra cursos e palestras. Promove, ainda, treinamento e atualização profissional em espaços terapêuticos e clínicas, enfatizando que o amor ao trabalho é tão importante quanto à técnica executada.
Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!