DICAS NUTRICIONAIS PARA O VERÃO

POR ROSANITA GARCIA

Confira as dicas que a grande nutricionista Rosanita indicou para este verão! Seja para você ou para indicar aos seus clientes, são ótimas dicas, vale muito a pena conferir!

1. Use e abuse de água mineral, água de coco e sucos naturais para garantir a hidratação adequada, uma vez que no verão ocorre excessiva perda de água e minerais, principalmente pelo suor.

2. Consuma a maior quantidade possível de frutasverduras e legumes. São ótimas fontes de vitaminasminerais e fibras.

3. Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes: a base de água e polpa de frutas. De preferência sem leite.

4. Consuma a vontade folhas verdes, legumes crus ou cozidos, frutas e produtos integrais, pois são altamente nutritivos e ao mesmo tempo mais leves.

5. Selecione cereal integral como a fonte principal de carboidratos, diminuindo o consumo de doces, massas refinadas, pães refinados, etc.

6. Prefira as gorduras em forma de azeite extra virgem. E é melhor consumi-lo frio, em uma salada por exemplo. Assim você aproveita todos os benefícios sem alterar sua composição com o aquecimento.

7. Escolha fontes de proteína de fácil digestão como as carnes brancas (aves e principalmente peixes). E sempre na forma grelhada, cozida ou assada. Nada de frituras.

8. Evite o consumo de alimentos gordurosos como feijoadafriturasmanteigamaionesesmolhos pesados. Eles dificultam a digestão e podem causar mal estar.

9. Alimentos com leitegordurasovos na preparação precisam de refrigeração, pois o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias que podem causar dor de cabeça, diarreia e vômitos. Nunca consuma esses alimentos em temperatura ambiente, principalmente fora de casa. Aliás cuidado com a alimentação na rua, nesta época do ano o cuidado deve ser redobrado. Só coma em locais de extrema confiança!

10. Em restaurantes, peça preparações com carnes (branca ou vermelha) assadascozidas ou grelhadas acompanhadas de uma salada de folhas e legumes crus. Preparações à milanesa estão fora do cardápio. Ao fazer as refeições procure consumir primeiro as verduras e legumes, seguidos dos demais alimentos. As fibras em contato com o estômago aceleram a liberação de enzimas digestivas tornando mais fácil a digestão.

11. Se optar por massas, os molhos devem ser simples (molho de tomate), e deixe de lado os molhos a base de queijos e creme de leite.

12. Nas sobremesas escolha aquelas com frutas (sem coberturas, chantili, molhos).

13. Só para lembrar: 1 lata de cerveja (350ml) tem em média 150 cal. E geralmente a ingestão de bebida alcoólica está sempre acompanhada de petiscos ou preparações calóricas. Evite realmente as bebidas alcoólicas durante as refeições, elas podem prejudicar a digestão e principalmente a absorção de nutrientes.

Vamos aproveitar o verão com a consciência tranquila!

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!