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A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

Por Rosanita Garcia

Indique a hidratação adequada para os seus clientes, veja as dicas da nutricionista.

Com a crise hídrica que nosso país vem sofrendo parece ironia falar de hidratação, mas ela continua sendo muito importante em nossas vidas. A água representa de 60 a 70% do peso da massa corporal de um jovem ou adulto. O idoso possui um declínio de 10% desse valor. Ela está presente no sangue e em todos os fluidos biológicos. O organismo perde água o tempo todo, através da evaporação pela pele e respiração, na urina, nas fezes. Por isso é preciso repor todo esse líquido, que é vital para o bom funcionamento dos órgãos, eliminação de agentes intoxicados e para a beleza da pele.


agua-coraçaoDeve-se prestar mais atenção no consumo de água nas seguintes situações:

• Utilização de laxantes e/ou diuréticos ou outros medicamentos;
• Ingestão de líquidos reduzida pela menor sensação de sede;
• Acesso limitado à água, por dificuldade de locomoção ou dificuldade motora ou dependência física no idoso;
• Febre ou diarréia;
• Viver em locais de temperatura elevadas; ou estações do ano muito quentes ou muito secas;
• Prática de exercícios físicos;
• Crianças e idosos.

A água é responsável por eliminar do nosso corpo todas os agentes tóxicos que ingerimos. Ela também hidrata as fezes fazendo com que nosso intestino funcione melhor.
Uma boa ingestão hídrica garante melhora de todo nosso sistema linfático, melhorando inclusive as tão temidas “celulites” (HLDG).

HIDRATAÇÃOPara quem pratica exercícios físicos a ingestão de água é fundamental! É importante hidratar-se antes, durante e depois da atividade física. Bebidas isotônicas devem ser ingeridas somente se necessário, no caso de exercícios prolongados ou muito intensos. Á água de coco é um perfeito isotônico natural!

A água mineral é a água mais rica em sais minerais produzida pela própria natureza. Ela não passa por qualquer tratamento químico e é naturalmente pronta para o consumo. Quando for selecionar sua água mineral, observe o rótulo, pois a verdadeira água mineral deve trazer de acordo com o Código das Águas Minerais (Decreto de lei nº 7841), origem da água, validade, fecho inviolável, composição química.

A água potável é a oferecida à população através de tubulações, geralmente contém cobre (sendo o máximo permitido 2mg/l), flúor e cloro. Oferecida à população urbana e rural com ou sem tratamento prévio. O tratamento da água visa reduzir (microbiologicamente) poluentes para que não representem riscos à saúde humana. Deve ser filtrada ou fervida antes de ser consumida.

HIDRATAÇÃOAtualmente muitos tipos de água mineral são facilmente encontrados nos mercados, padarias, lojas de conveniência e restaurantes. Mas temos que prestar atenção na hora de escolher, pois a água deve ser pura, sem adição de sabor, cor ou odor. Muitas vezes os refrigerantes de baixa caloria (aqueles que têm adoçantes) são confundidos com águas saborizadas. Não são! Toda água com gás e sabor é considerada refrigerante! A água com gás, pode ser uma opção para variar a ingestão de líquidos, mas não deve ser ingerida junto com as refeições para não prejudicar a digestão e causar sensação de abdome distendido.

Águas minerais sabor de uva, maracujá, limão, etc. também são comuns. O rótulo afirma que possuem efeitos como combater a flacidez, regular o intestino, entre outros. Isso porque são adicionados vitaminas, fibras, minerais e outros nutrientes em sua composição. Cuidado! A água deve ser isenta de qualquer tipo de aditivo químico!

Esse produtos adicionados a essas águas (aromatizantes, corantes, adoçantes) geralmente são a base de sódio. O excesso de sódio causa retenção de líquidos e até aumento da pressão arterial. Além disso, qualquer aditivo químico contribuirá com a carga tóxica do corpo, prejudicando o processo de destoxificação trazendo prejuízos a saúde a longo prazo.

água aromatizadaMuito melhor que comprar água com sabor, é saborizá-la em casa: acrescente folhas de hortelã, gengibre, rodelas de laranja ou limão. Além de ficar uma delícia, você acrescenta fitoquímicos no seu dia a dia. Uma boa hidratação também pode ser feita através de outros líquidos como chás e sucos naturais, mas eles devem ser inclusos além da quantidade ideal de água por dia. Não entram em substituição da água.

Leve uma vida saudável, consumindo pelo menos 2 litros de água diariamente. Lembrando que deve escolher água e não bebidas que podem alterar o balanço calórico da sua dieta. Água é água pura!

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SOBRE O AUTOR

Rosanita Garcia

ROSANITA MONTE COSTA GARCIA- CRN 8633. Atendimento Personalizado em consultório. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduação em Nutrição Clínica. Pós-graduação em Fisiologia do Exercício. Pós-graduação em Nutrição Funcional. Pós-graduanda em Fitoterapia Funcional. Blog: ronutricionista.blogspot.com.br Facebook.com/rosanita.garcia.1 Twitter: @Rosanitanutri Instagram: Rosanitanutri

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