Argilas mais usadas na estética

Argilas mais usadas na estética

ARGILAS

Por Beatriz Lessa e Jéssica Carbonelli

As argilas são consideradas os “produtos cosméticos” mais antigos utilizados na finalidade de proporcionar a beleza e bem estar. Os minerais encontrados nas argilas potencializam alguns efeitos de acordo com a sua concentração. As argilas são constituídas basicamente por partículas cristalinas micrométricas de minerais (Oligoelementos),  como os silicatos de alumínio hidratado, componente mais abundante em todos os tipos de argila. Podem estar presentes também outros elementos como, magnésio, ferro, cálcio, sódio, potássio entre outros.

Atualmente as argilas são utilizadas em estéticas, spas, salões de cabeleireiros, em aplicações clínicas e farmacêuticas; e cada argila tem diferentes formas de uso. As argilas são ricas em minerais, que em contato com a pele fazem troca de eletrólitos. Os tipos de argilas vêm da decomposição de milhões de anos das rochas feldspáticas e rochas sedimentares, muito abundantes na crosta terrestre, essas rochas formam a caulinita que é o material básico das argilas, e são divididas em duas categorias: as primárias e as secundárias, ou sedimentos.

As argilas aplicadas na pele são cicatrizantes, estimulantes, absorventes e esfoliantes. As cores das argilas determinam o seu componente e sendo assim a sua finalidade para uso e seu mecanismo de ação, isso se dá pela maior ou menor quantidade de minerais específicos ou os materiais orgânicos encontrados na sua composição.

A argila pode ter várias formas de aplicação e há registros de que na antiguidade, os egípcios e os gregos faziam tratamentos de beleza para desintoxicação e terapia usando máscaras de argila. Hoje em dia a argila é extraída de jazidas a céu aberto e nas indústrias são retirados os compostos indesejáveis; depois disto é selecionada e ocorre a verificação de presença de fungos, leveduras e bactérias e em seguida ocorre a secagem.

 

argila_cores

A argila possui 3 propriedades essenciais para o sucesso nos tratamentos estéticos:

Absorção: quando misturadas com água tornam-se maleáveis, sendo eficazes para tratar inflamações e retenções de liquido.

Liberação: facilidade de liberar minerais.

Adsorção: poder de fixação de partículas tornando-se muito úteis na fixação de agentes tóxicos presentes no organismo para posterior eliminação das mesmas.

APLICAÇÃO

As argilas em pó podem ser preparadas misturando com água até virar uma pasta. Aplicar na região e deixar por 10 minutos. Pode ser potencializada óleo essencial. Muito utilizada em procedimentos faciais, corporais e tratamentos capilares.

cursosdeestetica_mundoestetica

<<< OLÁ, DEIXE O SEU COMENTÁRIO >>>

Comentários

Advertisement

SOBRE O AUTOR

Mundo Estética

O Mundo Estética ajuda os esteticistas e profissionais da saúde a acompanhar as novidades, tendências do mercado e também a aprender e aprimorar protocolos e procedimentos da área. Disponibilizamos materiais de qualidade sobre os mais variados assuntos e tecnologias, reunimos o que há de melhor nesse universo que é a Estética e Cosmetologia para agregar ainda mais conhecimento e valor aos profissionais.

RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

Receba gratuitamente em seu E-MAIL modelos de FICHAS DE ANAMNESE, AVALIAÇÃO CORPORAL E FACIAL!



Cadastro Realizado Com Sucesso