Select Page

Bambuterapia na Estética

bambuterapia

Por: 

A Bambuterapia, ou “Bamboo Massage”, como também é conhecida, é uma técnica de massagem, feita com bambus. Originária da França, foi apresentada no país pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallem, durante um Congresso de Estética.

Através de manobras realizadas com bambus de diferentes tamanhos e diâmetros, a massagem relaxa, reduz as tensões e ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Associação da Bambuterapia com outras técnicas

Os bambus são muito funcionais, pois podem ser associados à praticamente todas as técnicas de massagem. Sua associação mais usual tem sido à Massagem Modeladora, porque sua aplicação acelera consideravelmente o processo de hiperemia local e tonificação muscular, auxiliando na melhora do aspecto da celulite e poupando as energias do profissional.

Entretanto sua aplicação junto à Massagem Relaxante ou Terapêutica tem um grande efeito, pois conseguimos trabalhar de forma mais eficiente sobre a musculatura tensionada, sobretudo no atendimento ao público masculino, os quais têm músculos mais enrijecidos. Quando aquecidos, os bambus promovem um relaxamento muscular mais rápido, e grande relaxamento mental.

Também teremos grande eficiência em sua aplicação facial. A Massagem Facial com bambus promove nutrição e oxigenação celular, revitaliza o tecido, atenua olheiras e tem grande efeito lifting. Seu resultado é excelente, sobretudo nos tratamentos de revitalização e rejuvenescimento.

Podemos, ainda, associar os bambus à Reflexologia Podal, ao Shiatsu ou à Quick Massage, além de ser perfeito para a autoaplicação…

Dica de aplicação de bambuterapia facial

Após a higienização facial prévia, podemos trabalhar sobre alguns pontos energéticos, os chamados pontos de acupuntura, normalmente trabalhados na acupuntura estética; passamos um creme específico para executar a massagem. Iniciamos com deslizamentos superficiais ascendentes, seguidos por deslizamento profundos e mais algumas manobras que nos auxiliarão no resultado final.

Após a massagem podemos aplicar máscara com efeito tensor, potencializando seu resultado. As clientes adoram!

Cuidados necessários

O acesso aos bambus é muito fácil, graças à popularização da técnica encontramos os kits em qualquer casa de materiais de estética ou de fisioterapia, além das empresas que os produzem. Entretanto devemos ter alguns importantes cuidados, que devem ser observados antes e depois de sua aquisição:

  • Usar sempre bambus lixados, com superfície regular, sem farpas ou ranhuras que causem danos à pele;
  • As peças não devem, e nem precisam, ser envernizadas ou impermeabilizadas;
  • Higienizá-los somente com álcool, antes e depois do uso. Há os sprays de melaleuca que também são perfeitos para essa higienização, já que são feitos à base de álcool de cereais e melaleuca;
  • Armazenar as hastes de bambu em local que receba ventilação, preferencialmente em embalagem de juta ou tecido.
  • Se as hastes mofarem, deverão ser imediatamente substituídas (isso acontece quando ficam em local úmido e sem ventilação).

Contra indicações

Como a técnica estimula a circulação sanguínea, suas contra indicações são as mesmas de uma massagem relaxante.

<<< OLÁ, DEIXE O SEU COMENTÁRIO >>>

Comentários

Advertisement

SOBRE O AUTOR

Ana Paula Ramos

Massoterapeuta, incluiu em seu currículo diversas técnicas holísticas, qualificando, assim o seu trabalho. Além de atendimentos, ministra cursos e palestras. Promove, ainda, treinamento e atualização profissional em espaços terapêuticos e clínicas, enfatizando que o amor ao trabalho é tão importante quanto à técnica executada.

mautic is open source marketing automation
RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

Receba gratuitamente em seu E-MAIL modelos de FICHAS DE ANAMNESE, AVALIAÇÃO CORPORAL E FACIAL!



Cadastro Realizado Com Sucesso