Iontoforese, permeação de ativos

Iontoforese, permeação de ativos

IONTOFORESE

É uma corrente de baixa frequência, conhecida também como corrente contínua, a corrente galvânica no modo de iontoforese é utilizada para permeação de ativos, sendo eles cosméticos ou não, ou seja, para facilitar a “entrada” desses princípios ativos através da barreira espessa que é a pele.

CORRENTE CONTINUA

É uma corrente contínua, pois os elétrons só se direcionam para um sentido e constante, não há oscilações de polaridade, onde o profissional é correntecontinuaquem seleciona a polaridade do tratamento (positivo + ou negativo -) e essa polaridade se mantém durante o tempo determinado. Eletroforese ou iontoforese significa a capacidade em que a corrente contínua tem de repelir íons da mesma polaridade existente no eletrodo ativo, ou seja, íons diferentes se atraem e os íons iguais se repelem. E com o uso desta corrente há um leve aquecimento no local aplicado, causando hiperemia.

Eletrodo ativo é aquele que se utiliza para repelir as substâncias aplicadas na pele, geralmente aquele que está sendo movimentado no cliente.

Eletrodo passivo é aquele usado para fechar o circuito de corrente.

Existem cosméticos no mercado que possuem polaridade (produtos ionizáveis), estes produtos geralmente tem em seus rótulos/embalagens a descrição da mesma, podendo ser negativas (-) e/ou positivas (+). Quando esta informação não for especificada, há a possibilidade de entrar em contato com a empresa do produto para saber a polaridade.

INDICAÇÕES

Todos os procedimentos onde o objetivo é obter os benefícios de permeação de ativos sobre a pele, sendo eles, revitalização cutânea, tratamento de peles oleosas, tratamento de HLDG, hidratação, nutrição, tratamentos para gordura localizada, tratamentos de seborreia, rugas, estrias entre outros.

ELETRODOS

eletrodos_iontoforeseExistem eletrodos utilizados na iontoforese para tratamentos faciais e corporais, mas não é uma regra, o mais importante é saber adaptar os tipos de eletrodos para as diversas superfícies que se pretende tratar.

Bastonetes – podem ser usados no corporal e no facial ou para fechar o campo (eletrodo passivo) com o eletro ativo.
Rolinhos – podem ser usados tanto no corporal como no facial.
Placas – utilizadas geralmente para fechar o circuito (corrente).

PARÂMETROS

eletrodos_ativopassivo_galvanicaPolaridade

É necessário ajustar a polaridade no aparelho conforme informação presente no rótulo do produto ionizável utilizado.

Um produto com polaridade negativa (-) só irá permear na pele se a polaridade do eletrodo ativo for igual ao do produto, ou seja negativa (-) e o eletrodo passivo positivo (+).

Da mesma forma um produto com polaridade positiva (+) só irá permear na pele se a polaridade do eletrodo ativo for igual ao do produto, ou seja positiva (+) e o eletrodo passivo negativo (-).

Intensidade

Varia de acordo com a sensibilidade do cliente e tamanho do eletrodo que vai usar. Extremamente importante trabalhar com baixa intensidade, de acordo com a sensibilidade do cliente e aumenta-la lentamente.

Tempo

O tempo pode variar de acordo com o tamanho do eletrodo usado, é importante realizar movimentos lentos, e não perder o contato com o cliente. Entre as literaturas pesquisadas, o tempo de aplicação não deve ultrapassar 30 minutos em uma área grande de tratamento. Verificar informações com o fabricante do produto adquirido.

Sensação da corrente

Ao passar a corrente, começa a produzir uma sensação de cócegas ou comichão e conforme aumenta a intensidade a sensação passa para um leve formigamento. Aumentando em exagero a intensidade, passa para uma sensação de agulhada, ardência e dor podendo chegar a queimaduras.

COMO APLICAR

iontoforesecorporal1- O cliente deve estar com a pele higienizada e livre de oleosidade, assim, a corrente elétrica será melhor conduzida.

2- Além da higienização é importante esfoliar a pele, pois diminuindo a espessura automaticamente facilitará a permeação dos ativos com a corrente elétrica.

3- Utilize o eletrodo passivo de acordo com a informação do fabricante.

4- Aplique o produto ionizável na região onde irá tratar.

5- Passe o eletrodo ativo específico lentamente, respeitando os parâmetros indicados.

AVISOS

– Mantenha seu aparelho sempre em boas condições de uso, pois um aparelho descalibrado pode provocar choques, queimaduras, e lesões em seu cliente. Leve-o de tempos em tempos na assistência técnica equivalente para a calibragem.

– Na iontoforese diferentemente da microcorrente o cliente sente a corrente elétrica, por este motivo, tenha o cuidado de respeitar os limites de intensidade que cada pessoa aguenta sentir.

– Higienize seus eletrodos com álcool 70%. Ou siga as orientações do fabricante.

– Cuidado com os fios de seus eletrodos, guarde-os de maneira adequada de acordo com o fabricante de seu aparelho para evitar danos no mesmo e possíveis choques elétricos.

– Mantenha sempre o seu eletrodo ativo em movimento para evitar queimaduras na pele do cliente e não os retire da pele do mesmo sem desliga-los.

– Tenha o cuidado em pedir para o cliente retirar todos os objetos de metais enquanto estiver recebendo o procedimento.

CONTRA INDICAÇÕES

– Lesões no local da aplicação
– Próteses metálicas no local da aplicação
– portadores de marca-passo
– Portadores de diabetes descompensados
– Hipertensão ou hipotensão descompensados
– Gestantes
– Inflamações ou feridas no local da aplicação
– Neoplasias
– Pessoas com distúrbios de sensibilidade
– Portadores de epilepsia
– Varizes

Lembre-se que você como profissional deve ser apto e capacitado antes de manusear qualquer tipo de aparelho ou de efetuar qualquer procedimento e ser formado na área. Ao adquirir qualquer aparelho indicamos que faça também o curso disponibilizado pela empresa.

cursosdeestetica_mundoestetica

 

<<< OLÁ, DEIXE O SEU COMENTÁRIO >>>

Comentários

Advertisement

SOBRE O AUTOR

Mundo Estética

O Mundo Estética ajuda os esteticistas e profissionais da saúde a acompanhar as novidades, tendências do mercado e também a aprender e aprimorar protocolos e procedimentos da área. Disponibilizamos materiais de qualidade sobre os mais variados assuntos e tecnologias, reunimos o que há de melhor nesse universo que é a Estética e Cosmetologia para agregar ainda mais conhecimento e valor aos profissionais.

RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

Receba gratuitamente em seu E-MAIL modelos de FICHAS DE ANAMNESE, AVALIAÇÃO CORPORAL E FACIAL!



Cadastro Realizado Com Sucesso