25 ÓLEOS VEGETAIS MAIS USADOS NA ESTÉTICA, GUIA COMPLETO!

POR MUNDO ESTÉTICA

Os óleos vegetais são obtidos pela prensagem a frio principalmente de sementes de plantas oleagionosas, são fontes renováveis, sustentáveis e raramente possuem componentes alergênicos. Eles são ricos em vitaminas, ácidos graxos e proteínas. São hidratantes altamente eficazes e com nutrientes necessários para promover maciez e hidratação da pele.

Apesar de outras partes da planta, como raízes, galhos e folhas, poderem ser utilizadas na obtenção do óleos vegetais, a extração se dá quase que exclusivamente a partir das sementes. Podem ser utilizados como óleo base (adicionados de óleos essenciais) ou puros, nas aplicações como óleo de banho e massagem, e também podem ser usados como um ativo, dependendo das suas propriedades.

GUIA DE ÓLEOS VEGETAIS

óleos vegetaisÓLEO DE ABACATE (Persea americana)
Rico em vitamina A, B1, B2, E e C, lipídios, aminoácidos. Penetra fundo nos tecidos deixando a pele macia, calma e nutrida. Apresenta alta absorção de raios ultravioleta.

Indicações: Pode ser usado na pele como fonte de hidratação, de fácil absorção pelas camadas mais profundas da pele, associado a massagens faciais elimina linhas prematuras e sinais de envelhecimento, também indicado para eczemas, coceiras e psoríases.

Aplicações: Nos cabelos para nutrição e restauração das escamas capilares, produtos para amaciar os cabelos, cremes e óleos de massagemóleos para banho, cremes para face e mãos, em produtos para a pele, produtos para tratamento de estrias e rugas.

ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCE (Prunus amygdalis Dulcis)

Rico em vitaminas A e B e tem alto poder penetrante, o que hidrata e suaviza a pele com facilidade. Possui propriedades rejuvenescedorasregeneradorashidratantesamaciantes e nutritivas. É também bastante emoliente.

Indicações: Para peles secas, sensíveis e expostas ao sol e vento. Na aromaterapia é utilizado para tratar eczemas. Ajuda a diminuir irritações e inflamações, pode ser usado como demaquilante para retirar a maquiagem e limpar a pele. Muito utilizado por gestantes e em peles sensíveis por seu poder de hidratação profunda, protegendo a pele e prevenindo estrias, no rosto atua como anti-rugas, melhorando a elasticidade.

Aplicações: Aplicado na indústria cosmética (amacia e tonifica a pele),
como óleo para banho, xampu, bronzeadores, cremes e etc.

ÓLEO DE ANDIROBA (Carapa guianensis)

Indicações: Composto por ácidos graxos e terpenos. Com ação anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, relaxante muscular e hidratante. É recomendado no tratamento de problemas da pele como a acne, eritemas causados por reações alérgicas em peles sensíveis e auxilia no alívio de picadas de mosquito.

Aplicações: Óleos de massagem, shampoos, condicionadores, sabonetes, cremes e loções hidratantes, para celulite, para contusões.

ÓLEO DE AVEIA (Avena sativa)

Rico em Ômega 6 e Ômega 9.

Indicações: Excelentes propriedades de emulsificação, amacia, nutre e suaviza a pele, forte hidratação da pele, contribui para a melhoria geral na função de barreira da pele, propriedades de absorção UV, reconstrução da fibra capilar.

Aplicações: Produtos de cuidados da pele, produtos para hidratação e fortalecimento dos cabelos, produtos para bebês, produtos para proteção solar e óleos de massagem.

ÓLEO DE ARGANE – (Argania spinosa kernel oil)

Fortalece o cabelo, nutrindo e regenerando sua fibra, proporciona brilho e elasticidade. Restaura unhas enfraquecidas. Protege a pele das agressões externas e raios UV. Tem ação fungicida e anti-séptica. É um óleo de absorção rápida, não deixando a pele oleosa.

Indicações: Propriedades anti-envelhecimento, devido aos altos níveis de vitamina E e saponinas.

Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele normal, madura e oleosa.

ÓLEO DE AVELà(Corylus avallana)

A Avelã é rica em ácidos graxos insaturados, fosfolipídios, vitamina B1 (tiamina), colina e inositol. Emoliente, amaciante, formador de filme oclusivo, lubrificante (ácidos graxos, fosfolipídios).

Indicações: Levemente adstringente, Possui boa penetração cutânea, sendo excelente para massagens faciais ou corporais, bom para aliviar olheiras e bolsas abaixo dos olhos. Deixa a pele com um toque sedoso e hidratada. Fortemente hidratante e com elevada capacidade antioxidante, sendo por isso ideal para prevenir o fotoenvelhecimento. Regula a secreção de adiposidade nas áreas oleosas.

Aplicações: Facial e Corporal. Indicado para peles secas, sensíveis ou danificadas. Óleo de avelã é particularmente útil como o óleo facial, não-comedogênico. Também é muito protetor, hidratante e oclusivo.

ÓLEO DE BERGAMOTA (Citrus aurantium bergamia)

As suas propriedades revigorantes são bem conhecidas. Tem um cheiro leve, frutado e floral.

Indicações: Ajuda a limpar a mente de todos os problemas. As suas qualidades antibacterianas ajudam a tratar o acne e outras infecções de pele.

Aplicações: Utilizado principalmente em perfumaria. Útil em casos de acne, psoríase, eczema, sarna, herpes, úlceras varicosas e seborréia no couro cabeludo. Benéfico para peles oleosas.

 ÓLEO DE COCO BABAÇU

O Óleo de Coco de Babaçu é rico em proteínas, proporciona intensa hidratação à pele, deixando-a macia e saudável.

Indicações: Com ação anti-inflamatória e analgésica, é um excelente reparador para a epiderme, revertendo os danos causados causados por agressões externas como o frio ou o excesso de calor. Em tratamentos capilares ele auxilia no controle da queda dos cabelos, deixando-os mais fortes e resistentes.

Aplicações: Hidratante, anti-inflamatório, analgésico. Massagens, sabonetes, shampoos e  banhos.

ÓLEO DE CALÊNDULA (Calendula officinalis)

Indicações: Possui propriedades anti-inflamatória, emoliente, anti-séptico, calmante, cicatrizante e regenerador celular. Pode ser usado no tratamento de queimaduras, estimula a formação de tecidos. Também indicado para problemas femininos como TPM, climatério e menopausa.

Aplicações: Capilar, Corporal e Facial; Ótimo para peles ásperas, rachadas, cansadas e acneicas. Dá à pele sensação de maciez e suavidade. Nos cabelos deve ser usado com moderação, pois pode deixá-los oleosos.

ÓLEO DE CÁRTAMO (Carthamus Tinctorius)
Rico em ácidos graxos, principalmente ômega 6 e ácido gama-linolênico. Possui propriedades para tratar diferentes condições de pele, fotoenvelhecimento e sinas de envelhecimento, peles sensíveis, secas e frágeis.

Indicações: Ação regeneradora e hidratante, melhora a função barreira.

Aplicações: Tratamento e prevenção de celulite, de peles secas e com xerose. Também para cor e brilho aos cabelos.

ÓLEO DE CASTANHA DO PARÁ (Bertholletia excelsa)

Tem em sua constituição 67% e ácidos graxos instaurados, além de proteínas, sais minerais e vitaminas A e B, oligoelementos -Ca, Fe, Zn, Na, K e Se, anti-radicais livres. O óleo nos cabelos intensifica os tons escuros.

Indicações: Proporciona hidratação profunda para a pele, deixando-a sedosa e macia evitando ressecamento, atua como anti-aging por ser antioxidante.

Aplicações: Capilar, Facial e Corporal – Indicado para peles secas e mistas.

ÓLEO DE CENOURA (Daucus carota)

Rica em vitaminas Acomplexo B, minerais e Beta Caroteno, possuiu propriedades emoliente e calmante tópica, sua absorção é rápida e completa sem deixar a pele com sensação de gordura. Protege da exposição dos raios solares intensos, auxilia no bronzeamento seguro e uniforme.

Indicações: Utilizado como creme, loção ou com o Óleo Vegetal de Amêndoas doce, restaura a elasticidade e tonifica a pele. Auxilia na redução de rugas prematuras, eczemas e psoríases.

Aplicações: Facial e Corporal; Indicado para peles secas e mistas.

ÓLEO DE COPAÍBA (Copaifera officinalis)

Possui odor peculiar, anti-inflamatório, ótimo para acne, utilizado na perfumaria como fixador natural de perfumes.

Indicações: A indústria cosmética o utiliza na formulação de cremes anti-inflamatórios xampu para seborréia, caspa e infecções do couro cabeludo, também como loções para acne. Possui propriedades germicidas, anti-inflamatório, cicatrizante, recomendada para pós-operatórios.

Aplicações: Corporal, Facial e Capilar.

ÓLEO DE EUCALIPTO (Eucalyptus globulus)

Contém cineol (eucaliptol), um composto terpênico com o odor típico do eucalipto, terpineol e pineno; ácidos polifenólicos (gálico, caféico) e flavonóides
(eucaliptina, rutina).

Indicações: Apresenta grande poder antisséptico e desodorante.
Aplicações: Sabonetes, cremes para massagem e loções.

ÓLEO DE FRAMBOESA (Rubus Idaeus)

Contém Ômega 3 e 6, além do ác. alfa-linolenico e vitamina E.

Indicações: Tatamento de peles inflamadas, estrias, eczemas, psoríase e pós-peeling.
Refresca a pele após a exposição ao sol, além de absorve raios UVAUVB e apresentar potente ação antioxidante.

Aplicações: Produtos para pele sensível, óleos de massagem, protetor
solar, produtos faciais e corporais.

 ÓLEO DE GERGELIM (Sesamum indicum)

Leve, absorve cerca de 40% da radiação solar. Contém 32% de proteína Natural, vitaminas, minerais e lecitina.

Indicações: Popularmente é muito usado para ajudar em artrites, excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases e envelhecimento prematuro da pele. Nos cabelos devolve a vida e o brilho perdido aos fios secos e quebradiços. Terapeuticamente é lubrificante, emoliente, anti-inflamatório e restaurador da camada lipídica. É o óleo vegetal mais usado na Índia dentro da Ayurveda.

Aplicações: Facial, Corporal, Capilar; Indicado para peles secas.

 ÓLEO DE GERME DE TRIGO (Triticum vulgare)

Indicações: Terapeuticamente rico e de toque suave e deslize agradável, fortalecedor dos vasos sangüíneos evitando a ocorrência de varizesantioxidantecicatrizante, regenerador celular, nutre e hidrata a peles secas e rachadas, suavizante, excelente para peles com eczemas e psoríases. Rico em vitamina AD e E, ácido linolêico e fosfolipídios. Nos cabelos ajuda a manter os fios sadios.

Aplicações: Facial, Corporal, Capilar; Indicado para peles normais.

ÓLEO DE GIRASSOL (Helianthus anuus)

Contém alta concentração de vitamina EB e minerais. Com elevado poder nutritivo pode ser utilizado em contusão, feridas e esfolamentos.

Indicações: Tem ação emoliente e revitalizante. É facilmente absorvido, podendo ser usado por todos os tipos de pele. Suaviza e ajuda abertura dos poros.

Aplicações: Facial e corporal; Recomendado para peles delicadas, secas e normais.

 ÓLEO DE JOJOBA (Simmondsia chinensis)

Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Muito rico em vitamina E, sendo excelente para o tratamento e controle de peles acneicas e oleosas. Eficaz no tratamento de caspa, eliminando os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem proporcioná-la deixando o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios.

Indicações: Auxilia no controle de acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele, ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatite.

Aplicações: Facial, Capilar e Corporal; Indicado para todos os tipos de pele inclusive peles sensíveis.

 ÓLEO DE MARACUJÁ (Passiflora edulis)

O óleo de maracujá apresenta rica composição de ácidos graxos, auxiliando na restauração da camada lipídica da pele e conferindo emoliência através da formação de um filme, deixando a pele macia.

Indicações: Restaurador da camada lipídica, relaxante, reduz a ansiedade e melhora o sono, sedativo natural.

Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele normal, madura e oleosa.

ÓLEO DE NEEM (Melia azadirachta seed oil)

O Neem ou Nim é uma espécie muito empregada na Medicina Ayurvédica desde tempos remotos, empregando-se principalmente como desintoxicante. A árvore do Neem possui inúmeras propriedades medicinais.

Indicações: O Neem ou Nim é uma espécie muito empregada na Medicina Ayurvédica desde tempos remotos, empregando-se principalmente como desintoxicante, antitérmico.

Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele madura e oleosa.

ÓLEO DE OLIVA (Olea europaea fruit oil)

Seu cultivo é símbolo de paz na antiguidade, e aparece em vários escritos gregos e romanos, também mencionado com freqüência na Bíblia.

Indicações: Por ser um óleo quente é muito utilizado em climas ou dias frio; é um dos óleos mais usados nas técnicas de massagens. Ótimo carreador de substâncias ativas. Rico em proteínassais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas AB1B2 e nicotinamida.

Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele normal, madura e oleosa.

ÓLEO DE ROSA MOSQUETA (Rosa rubiginosa)

 Muito apreciado por seu toque e aroma suave.

Indicações: Deixa a pele macia, hidratada devolvendo a luminosidade nas peles maduras. Possui propriedades emolientes, regenerador celular, antioxidante, cicatrizante. Excelente para massagem facial, por seu poder anti-idade. No corpo deixa a pele sedosa e bem hidratada.

Aplicações: Facial e corporal; Indicado para peles maduras.

ÓLEO DE SEMENTE DE URUCUM (Bixa orellana)

É um coadjuvante dos filtros solares devido à presença de carotenóides e de alta absorção pela pele.

Indicações: Ótimo bronzeador natural, principalmente quando associado ao óleo vegetal de Cenoura.

Aplicações: CorporalFacial e Capilar; Indicado para peles sensíveis e maduras.

 

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA (Vitis vinifera)

É um óleo leve muito utilizado na estética que é absorvido rapidamente tornando-o excelente para a pele facial e corporal, sendo indicado para todos os tipos de pele, adstringente leve ajuda a tonificar a pele, emoliente, hidratante, regenerador celular, revitalizante.

Indicações: Previne estrias devido a sua elevada concentração de alfa-tocoferol. É um excelente óleo de massagem.

Aplicações: Facial e Corporal; Indicado para todos os tipos de pele.

Aplicações: Facial e Corporal; Indicado para todos os tipos de pele.

—————————————————————————————-

Veja também: 16 óleos essenciais para utilizados na estética, clique aqui

—————————————————————————————-

REFERÊNCIAS SOBRE ÓLEOS VEGETAIS:

http://www.bysamia.com.br/produtos-pg1-ver15
http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/%C3%93LEOS%20VEGETAIS%20USO%20T%C3%93PICO.pdf
http://www.produtosdued.com.br/oleos-vegetais-page2.html
http://www.abc-cosmetologia.org.br/?q=node/1524