Select Page

Vacuoterapia / Endermologia

Vacuoterapia / Endermologia

Vacuoterapia / Endermologia

A Vacuoterapia ou endermologia é muito utilizada nos procedimentos de estética, apesar de ser uma técnica antiga, deve ser utilizada com cautela, mediante uma prévia avaliação detalhada para evitar danos ao tecido.

São equipamentos que possuem técnica de sucção eque geram pressão negativa medida em milímetros vacuo2de mercúrio (mmHg) que serve para mobilizar tecidos. Ao realizar esta técnica, o profissional que a aplica quer produzir uma mobilização dos tecidos da pele e da tela subcutânea mais profundamente, como o movimento de rolamento feito com as mãos na massagem manual. Esse movimento permite o aumento na circulação sanguínea local, melhorando o aspecto da HLDG (“celulite”) e a distribuição do tecido adiposo, sendo uma técnica muito utilizada para essas finalidades, além disso, ela facilita a permeação de ativos que o profissional venha usar junto com a técnica. Na prática o aparelho substitui manobras da massagem modeladora, oferecendo uma mobilização mais intensa dos tecidos. A pele deve estar sempre integra e limpa para receber o procedimento que é feito com óleo ou creme de massagem.

endermoO cabeçote do aparelho de endermo possui as funções de sugar, rolar e apalpar, a pressão gerada no cabeçote consegue distorcer as fibras dos tecidos massageados. Temos diversos tipos de ventosas, as que possuem roletes e que geralmente são de plástico, e as ventosas de vidro. Esta técnica pode ser usada também em tratamentos faciais com ventosas menores, geralmente de vidro e sem roletes, para ajudar no estímulo da produção de colágeno, auxilia no sistema linfático e também por seu efeito vasodilatador acaba auxiliando na permeação de ativos. As manobras de endermologia devem ser realizadas no sentido das fibras musculares e seguindo as linhas de tensão da pele, para evitar flacidez.

MANOBRAS

Podem ser utilizadas na face e no corpo.

Longitudinais longas – realizadas no sentido das linhas de tensão usadas para evitar a flacidez e facilitar o retorno venoso e linfático.

Transversais curtos – São movimentos desfibrosantes, utilizados na HLDG, fibroses, gordura localizada e em cicatrizes.

INDICAÇÕES

Técnica muito utilizada nos tratamentos de HLDG, gordura localizada, fibroses e cicatrizes, estrias, aderências, rugas, Tratamentos de rejuvenescimento e revitalização cutânea, etc.

Drenagem Linfática: Pressão de -40 até -60 mmHg ( respeitando o sentido linfático)
Flacidez: Pressão até -100 mmHg e se for moderada até -60 mmHg
Lipodistrofia e HLDG: – 100 a -150 mmHg
Estrias: Pressão de -300 a -400 mmHg ( com a ponteira fina sobre cada estria até causar hiperemia)

* Sempre respeitando os limites de sensibilidade do cliente

IMPORTANTE

vacuo1– É de extrema importância que o profissional que irá aplicar esta modalidade seja capacitado, e devidamente treinado pela empresa fabricante do equipamento, pois cada equipamento possui suas particularidades. Profissionais mal treinados podem causar manchas roxas sobre a pele do cliente, desconforto extremo na aplicação do equipamento, etc.

– Sempre utilize bastante veiculo deslizante como cremes ou óleos, isso facilita as manobras e diminui o incomodo para o cliente. Caso seque o creme ou o óleo, reaplique antes de continuar com as manobras.

– Sempre segure a pele do cliente para a retirada da ventosa, pois além estimular a flacidez puxando a ventosa sem o apoio das mãos poderá ocorrer a formação de equimoses (roxos na pele). Se o cliente relatar dor diminua a intensidade da sucção até ser tolerável.

CONTRAINDICAÇÕES

Tumores e afecções de pele, flebites, tromboses, hérnias, fragilidade capilar, doenças infecciosas evolutivas, reumatismo, pessoas com distúrbios de sensibilidade.

Referências

PUJOL, A. P.  Nutrição aplicada à estética. Ed. Rubio Ltda, Rio De Janeiro, 2011

PEREIRA, M. F. L. Eletroterapia: no tratamento estético. 1. Ed. São Paulo: Difusão, 2014

cursosdeestetica_mundoestetica

MAIS ARTIGOS
[recent_posts num=”4″ type=”post” post_format=”standard” meta=”false” thumb=”true” thumb_width=”160″ thumb_height=”60″]

<<< OLÁ, DEIXE O SEU COMENTÁRIO >>>

Comentários

Advertisement

SOBRE O AUTOR

Beatriz Lessa

Técnica em Estética formada pelo SIET (Santa Izildinha Escola Técnica); fez monitoria em estética no SIET, auxiliando na preparação das aulas. Com ampla experiência em atendimento ao público nas áreas corporal, capilar, com ênfase em facial. Começou sua carreira em 2010 como esteticista com atendimento Home Care; trabalhou na Clínica L’uomo Estética Masculina, na área facial e de Bem Estar; Nael N. K. Cabelo e Estética, na área Facial e Corporal; Pessoua’s Cabelo & Estética, na área Facial, Corporal e Capilar. Formada em Reiki nível III pelo Instituto de Terapias e Conhecimento Violeta Mafra; maquiadora com foco em noivas, madrinhas, e debutantes; Designer de Sobrancelha e Depiladora. Participou de vários congressos científicos na área de estética e beleza. No primeiro semestre de 2014 fez monitoria de Estética Facial na Universidade Anhembi Morumbi auxiliando professores e alunos em sala de aula. Participou do Simpósio de Drenagem Linfática Global Godoy & Godoy. Atualmente trabalha na Mais Que Pele Cosméticos e Estética autorizada da empresa Bel Col e está cursando Pós Graduação em Docência no Albert Einstein . E-MAIL: beatriz.s.lessa@gmail.com

mautic is open source marketing automation
RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

RECEBA GRATUITAMENTE FICHAS DE ANAMNESE

Receba gratuitamente em seu E-MAIL modelos de FICHAS DE ANAMNESE, AVALIAÇÃO CORPORAL E FACIAL!

Cadastro Realizado Com Sucesso