Por que fazer um planejamento de marketing?

Por que fazer um planejamento de marketing?

Veja como um planejamento de Marketing adequado pode ajudar a alavancar os seus negócios.

Por Miguel Brito

IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Qual é o perfil do seu público consumidor?

O profissional de estética precisa identificar qual o público que está na sua região, a classe social, o sexo se é feminino ou masculino e etc. Qual o padrão de moradias, quais indústrias, escritórios ou comércios marketingque existem na região, para poder criar estratégias de ação e de divulgação. Sabendo o seu público consumidor você evita perdas de tempo e recursos, onde não existem chances de resultados, minimamente satisfatórios. Por exemplo, se o público alvo for a classe A e B, verificar se tem estacionamento, ou pontos de taxi. Se for público classe C, D, E verificar que transportes públicos transitam pelo local.

CONHECIMENTO AMPLO SOBRE O MERCADO

A realização de um planejamento de marketing detalhado permite que o profissional de estética conheça profundamente as necessidades do mercado em que atua. É nesse momento da pesquisa que, possivelmente, surgirão ideias inovadoras para propor soluções criativas para as dificuldades e carências do mercado em que está.

É praticamente impossível conseguir informações suficientes sobre o negócio e o mercado de atuação sem a realização de pesquisas e elaboração de um planejamento de marketing adequado. Os clientes anseiam por essas soluções e você pode oferecê-las, conhecendo profundamente o mercado.

SEGREDOS DA CONCORRÊNCIA

marketingEm primeiro lugar é necessário conhecer a fundo os seus concorrentes que disputam o mercado na sua região. Procurar identificar as suas fraquezas, e os seus pontes fortes. Dessa forma você poderá criar estratégias que irão diferenciar o seu trabalho. Verificar quais os tipos de procedimentos que são realizados pelos concorrentes e mapear isso de uma forma a que você possa visualizar claramente o mercado da sua região. Dessa forma você poderá verificar que tipos de procedimentos não são realizados na região, e quais as reais carências existentes no mercado.

Como tornar o seu espaço diferente dos outros? Primeiro atualize, treine a sua equipe, crie um padrão de atendimento. Se espelhe em outros locais que você foi e gostou do atendimento, procedimentos e etc e adapte para o seu negócio. No final das contas, esse é o seu negócio. Faça benchmarking, ou seja, compare os serviços e processos de concorrentes e de outros negócios e se forem coerentes com o seu objetivo, e melhores que os seus, copie, adapte, transforme.

METAS E OBJETIVOS

Os seus objetivos devem claros e concretos. Baseados nas pesquisas devem traçar metas reais, tangíveis e alcançáveis em determinado período. Fica estabelecido assim um cronograma de atividades.

O planejamento de marketing vai aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado, e o público-alvo, o suficiente para compreender o que precisa ser feito e como se diferenciar com o segmento ou nicho de atuação escolhido, pois irá apresentar as soluções mais criativas que possam superar as carências que existem no seu mercado de atuação. As mudanças não acontecerão do dia para a noite, tudo vai depender da sua rapidez e da sua persistência.

MÉTRICAS DE RESULTADOS

Medir o sucesso de um planejamento de marketing é tão importante quanto o seu desenvolvimento e aplicação.

Você terá que estabelecer as KPis, ( Key Performance Measurements, ou seja as Chaves de Performance) que sejam pertinentes aos seus objetivos traçados. Por exemplo, você colocou nos seus objetivos que queria aumentar o número de clientes, logo isso será uma Kpi a ser medida e acompanhada.

Estabelecer prazos para as Kpis, identificar quais são de curto, médio e longo prazo. São as métricas que irão dizer se o plano estratégico é adequado ou precisa de correções.

Sem essas informações fica difícil tomar as ações corretas com relação ao futuro do negocio e o sucesso do plano de marketing.

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SOBRE O AUTOR

Miguel Brito

Engenheiro Naval – Instituto Superior Técnico de Lisboa Marketing – Universidade Paulista Empresário especialista em Publicidade Digital, Marketing de Afiliação, Redes Sociais e ferramentas na área digital. Founder – Marketing by Email (www.marketingbyemail.com.br) Co-founder – Iddeas (www.iddeas.com.br)

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