LIMPEZA DE PELE É TUDO IGUAL? 

Por Lucinéia Leite

Você acredita nessa máxima: Limpeza de pele é tudo igual?

Acontece que ainda há profissionais que afirmam que a limpeza de pele é simples e o que importa mesmo são os tratamentos específicos na estética.
E muitos ainda, acreditam que em um tratamento estético basta higienizar e seguir com o procedimento específico, seja um procedimento de rejuvenescimento, hipercromias, e assim por diante.
Mas, mesmo cientes de todas as possibilidades e benefícios que a Limpeza de pele oferece, percebo que muitos profissionais não dão o devido valor a essa ferramenta valiosa que o profissional de estética possui.
Outros ainda que qualquer produto basta para realizar o procedimento.
Negligenciar o valor da limpeza de pele, pode gerar resultados que não são tão bons ou insatisfatórios. Não sei se esse é o seu caso ou de algum colega conhecido, mas se existe algum tipo de identificação, continue lendo… e compartilhe!

Neste artigo vou mostrar para você a importância da limpeza de pele no seu dia a dia na estética facial.

A limpeza de pele pode ser o procedimento principal e sua frequência de realização dependerá da avaliação.
Mas também ela é o primeiro passo antes de qualquer tratamento estético, e neste caso, deve se avaliar qual o procedimento estético será realizado após. Essa informação determinará quais ativos cosméticos serão utilizados na limpeza. Quando iniciei na estética o procedimento que mais realizava era a limpeza de pele.

Com o passar do tempo percebi a importância em individualizar a limpeza para obter maiores resultados.
A partir daí estudei os melhores ativos para cada fase da limpeza de acordo com a avaliação prévia do cliente.

Mais e mais clientes me procuravam pelos resultados e, a partir daí vinham os tratamentos específicos.
A indicação do home care dependia do procedimento posterior que seria realizado.
As clientes viram com bons olhos essa forma de procedimento e me indicavam para amigos e conhecidos.
Quando me dei conta atendia das 7h ás 21h todos os dias.

Limpeza de Pele

O QUE A LIMPEZA DE PELE PROPORCIONA?

Permite a remoção da sujidade da pele. Estamos expostos a vários tipos de elementos que aderem a pele e causam o tamponamento de canais que facilitam a saída de elementos tóxicos e a oxigenação.

Por esse motivo a remoção adequada da sujidade é primordial. A escolha adequada do cosmético para essa finalidade significa devolver a pele a capacidade de eliminar os metabólitos e facilita a segunda etapa, a esfoliação.

AFINAMENTO DA CAMADA CÓRNEA

Através da esfoliação, a pele se torna mais permeável aos ativos cosméticos. Temos no mercado uma variedade de esfoliantes, e cada um com sua indicação específica. A escolha do esfoliante, sua ação no tecido, determinará o êxito dessa etapa. Para isso a avaliação da pele deve ser precisa e direcionada ao objetivo final.

Para essa etapa contamos com esfoliantes físicos, químicos, enzimáticos, mecânicos.
Por essas opções já se percebe que não tem como ter apenas um tipo de esfoliante.

EQUILIBRANDO O PH

O pH desempenha um papel importante nas condições de pele. O pH ácido é essencial para manter a barreira protetora da pele. E os fatores externos afetam esse pH.
Quem exerce essa função de equilibrar o pH é tônico facial.
               – Peles lipídicas possuem o pH alcalino (superior a 7)
               – Peles alípicas possuem o pH ácido (inferior a 7)
               – Peles eudérmicas possuem o pH fisiológico
E para cada tipo de pele tem-se então o tônico específico para essa finalidade.

REMOÇÃO DE IMPUREZAS PROFUNDAS

Comedões, causados por anormalidades na queratinização e miliuns cujo conteúdo e queratina são retirados na fase da extração, e nesse momento a escolha do método de extração levará ao resultado positivo ou negativo.
Temos hoje em torne de 8 formas de extração que podem se combinar entre si, como podem ser usadas de forma isolada. Tudo vai depender do tempo que essas lesões se encontram na pele, a forma e os ativos da emoliência desse tecido.

Restaurar a Hidratação da Pele
Para o sucesso de qualquer procedimento estético a pele necessita estar hidratada, e essa hidratação se pela limpeza de pele.
A hidratação, tem o papel primordial de manter o conteúdo de água na epiderme e manter a barreira epidérmica em perfeito estado
Os hidratantes são classificados de acordo com o mecanismo de ação de seus componentes. Desta forma, podem ser: oclusivos, umectantes, emolientes e reparadores proteicos. Na imensa maioria das vezes os produtos comerciais disponíveis utilizam componentes de cada uma destas classes nas suas formulações.

Limpeza de Pele Individualizada
Para que você possa ter os melhores resultados é preciso que conheça profundamente a pele, os ativos cosméticos e quais as suas indicações e contraindicações, como podem ser associados para oferecer o melhor resultado sem causar efeitos adversos.
Bem, você já percebeu o quão importante é uma limpeza de pele e que para cada tipo de pele se utiliza cosméticos específicos, métodos que sejam mais assertivos e que ofereçam como resposta uma pele normalizada e pronta o tratamento das disfunções estéticas desejadas pela cliente.

Fique comigo, porque nos próximos artigos falaremos mais limpeza de pele com muitas dicas para você.

Agora, se esse artigo foi útil para você ou fez lembrar de algum colega profissional da área, compartilhe! Deixe seu comentário.

REFERÊNCIAS:

Heald P, Burton CS, Callaway, L. Moisturizing the Skin. N C Med 198344(4):234.
Wu MS, Yee DJ, Sullivan ME. Effect of a skin moisturizer on the water distribution in human stratum corneum. J Investig Dermatol 198381:446-8.
Simion FA, Abrutyn ES, Draelos ZD. Ability of moisturizers to reduce dry skin and irritation and to prevent their return. J Cosmet Sci. 2005 Nov-Dec56(6):427-44.
Rawlings AV, Canestrari DA, Dobrowski B. Moisturizer technology versus clinical performance. Dermatologic Therapy 200417:49-56.

Lucineia Leite
Lucineia Leite
Esteticista e Biomédica. Fisiologista, especialista em Nutrição clínica e Ortomolecular, Biomedicina estética, Saúde da Mulher no Climatério. Docente na área há 22 anos, Palestrante em congressos no Brasil e exterior, Desenvolvimento de métodos e técnicas avançadas, diretora da Idealterapia.
Subscribe To Our Newsletter

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!